Frequentemente proprietários de mesas de corte antigas nos procuram com o objetivo de instalar uma fonte plasma onde anteriormente só era utilizado o oxi corte, ou mesmo para substituição da atual fonte plasma por outra mais potente. A viabilidade desta modificação em seu equipamento deve levar em conta antes de mais nada a resposta a alguns questionamentos importantes que relaciono a seguir:


Qual é o estado geral de conservação de seu conjunto mecânico?

Independente de quão moderno sejam o CNC e a motorização a ser instaladas, não há como garantir precisão de deslocamentos e qualidade de corte em seu equipamento se ele não possui um conjunto mecânico isento de folgas. Se seu equipamento apresenta folgas por desgaste em engrenagens, cremalheiras, trilhos e rodízios, então sua reforma necessita incluir a substituição destes componentes.


O aproveitamento de seu CNC e motorização atuais é viável?

Alguns equipamentos possuem comando numérico computadorizado e motorização obsoletos e que dificilmente poderão ser aproveitados. Mesmo que ainda encontrem-se em funcionamento a inexistência de fornecedores de peças e serviços torna a meu ver imprescindível sua substituição em caso de reforma da mesa de corte.


Que fonte plasma escolher?

Existe uma variedade enorme de fontes plasma com características e potências diferentes. Via de regra tenha em mente que fontes cuja tocha não possua refrigeração líquida são adequadas apenas aos clientes cujo maior volume de corte esteja em espessuras abaixo de 10 mm, (mesmo que a tabela de capacidade máxima de corte indicada pelo manual da fonte autorize espessuras maiores).

Já aqueles clientes que possuem regime de produção severo, necessitando cortar frequentemente chapas acima de 10 mm de espessura, sugiro uma fonte com tocha de refrigeração líquida e pelo menos 200 amperes de corrente. Com estas características existem boas opções no mercado com um custo bastante competitivo e adaptação relativamente simples.

Quanto a fontes de potências superiores a 200 amperes, tratam-se normalmente de equipamentos classificados como de alta definição, ou seja, necessitam de pórtico, comando CNC, motorização, controlador de altura e software de controle muito bem dimensionados. Isto torna sua adaptação em um pórtico antigo a meu ver desaconselhável, a não ser que estejamos tratando de substituição de uma fonte de alta definição já em uso por outra de maior potência. Neste caso presumindo que o conjunto mecânico original já seja de boa qualidade este upgrade de potência tem maiores chances de sucesso.


Sua infra estrutura fabril está pronta para receber a nova fonte plasma?

Fontes plasma de maior potência exigem espaço maior para sua instalação ao lado do pórtico, assim como também exigirão alimentação elétrica compatível. A título de exemplo, vejam abaixo uma tabela comparativa entre dois modelos de fonte muito utilizados no Brasil.


Compreendam que o espaço requerido para montagem da fonte não é determinado simplesmente pelo seu tamanho, mas também pela área mínima necessária ao seu redor para refrigeração e manutenção.


Quanto custaria adquirir um equipamento novo com as características desejadas?

Muitas vezes o fator sentimental acaba influenciando a disposição do cliente para aquisição de um equipamento completamente novo, puramente por não desejar ver sua velha mesa de corte ser sucateada, entretanto muitas reformas exigem investimento tão elevado que a aquisição de um equipamento novo é a melhor solução. Consulte um fabricante de sua confiança quanto ao preço de um novo equipamento e tenha este valor em mãos na hora da decisão.


Concluindo

A decisão sobre a viabilidade de reforma de uma mesa de corte é delicada e deve ser realizada com base em uma avaliação criteriosa conduzida por uma empresa idônea, com experiência comprovada especificamente neste tipo de projetos. Os trabalhos de adaptação de nova motorização, modificações estruturais e usinagens exigem profissionais e uma estrutura de oficina dedicados a esta atividade, caso contrário o resultado poderá ser uma grande decepção.

Desconfie daqueles que ofertam simplesmente a substituição de sua fonte plasma por uma mais potente alegando que esta troca por si só lhe propiciará aumento de produtividade;

Desconfie igualmente daqueles que se propõe a instalar uma fonte plasma em uma mesa que anteriormente só dispunha de oxi corte, sem incluir em seu orçamento um sistema de controle automático de altura completo;

Sempre exija que o prestador de serviço apresente evidências de reformas anteriores de igual dimensão em seu portfólio e tenha o cuidado de checar se estas informações são verídicas;

Certifique-se de que este prestador de serviço seja um representante autorizado da marca de fonte plasma ofertada, o que lhe garantirá suporte técnico especializado além do fornecimento de consumíveis e peças de reposição genuínos.


Marcelo Negreli


Engenheiro Mecânico, pós graduado em manutenção, MBA em Gestão Empresarial, proprietário e diretor da empresa Bestmark.


Gostou deste artigo?